Pages

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O processo de desenvolvimento da literatura guineense


Dentre as antigas colônias portuguesas, a Guiné-Bissau é o país onde a literatura mais demorou a se desenvolver. Esse atraso aconteceu devido o fato de ser uma colônia de exploração e não de povoamento, estando submetida ao governo geral da colônia de Cabo Verde por um bom tempo. A Guiné Bissau apresenta quatro diferentes fases de sua literatura: uma primeira fase anterior a 1945, uma segunda entre 1945 e 1970, uma outra entre 1970 e o fim dos anos 1980 e finalmente a fase iniciada na década de 1990. Para analisá-las é importante saber que a Guiné-Bissau é um país que foi colônia de Portugal desde o século XV e se tornou independente em 1973, sendo a primeira colônia portuguesa a conseguir independência.

Fase anterior a 1945 => Durante esse período Cónego Marcelino Marques de Barros teve destaque, o que ele escrevia era caracterizado por uma abordagem paternalista e próxima do discurso colonial. Fase entre 1945 e 1970 => Nesse período surgem os primeiros poetas guineenses, dentre os mais conhecidos estão Vasco Cabral e António Baticã Ferreira. A literatura desse período é caracterizada pela poesia de combate, que criticava a miséria, o domínio e a péssima qualidade de vida que ele gerava e a luta pela independência.

Fase entre 1970 e fim dos anos 1980 => Alguns dos poetas mais marcantes desse período foram Agnelo Regalla, António Soares Lopes (Tony Tcheca), em suas obras eles apresentavam um caráter mais social. Com a independência em 1973, a literatura da época começou a abordar temas como a construção de uma nação e a luta por um futuro melhor.

A partir da década de 1990 => Alguns dos poetas mais marcantes desse período foram Agnelo Regalla, António Soares Lopes (Tony Tcheca), em suas obras eles apresentavam um caráter mais social. Com a independência em 1973, a literatura da época começou a abordar temas como a construção de uma nação e a luta por um futuro melhor.

Depois desses quatro períodos da poesia, em 1993 a prosa começou a ser desenvolvida por Domingas Sami. A literatura atual da Guiné-Bissau aborda constantemente os mesmos temas, ela retrata as desilusões, os medos e os desejos da população perante a situação política, social e econômica presente no país.

0 comentários:

Postar um comentário