Pages

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Turismo






    Guiné-Bissau mantem um programa de turismo que nos últimos anos vem se tornando uma crescente no país. O objetivo do governo local é mostrar a diversidade do país através de turismo gastronômico e cultural associados as belezas naturais. O país tem grande potencial para o desenvolvimento do: Eco-Turismo, do Turismo Rural, do Turismo ligado à Pesca e Caça Desportivas, de Circuitos de Visitas a Florestas e Savanas ricas pela sua vegetação e densidade animal.
    De fato, o arquipélago de Bijagós é a maior oferta turística de Guiné-Bissau, tanto nos aspectos culturais, históricos quanto do ponto de vista ecológico.
    O arquipélago como um todo possui 94 ilhas e se ilhéus que em sua maioria não são povoadas. Sendo estas, ilhas paradiazinas e com praias de ótima qualidade. E como muitas destas ilhas são próximas entre si fica mais fácil explorar o turismo integrado. Praias, fauna, flora, pesca desportiva e turismo balnear as principais ofertas turísticas. De Novembro a Maio existem as maiores concentrações de entradas de turistas devido ao clima favorável para aproveitar os locais guineenses.
    E devido ao investimento, em sua maioria, de Franceses e Portugueses no setor hoteleiro e de infra estrutura turística  as condições oferecidas de excursões são muito bons. E os cruzeiros de navio também atrai muita gente. Porém, existe um problema na obtenção de vistos de entrada no país, uma vez que há uma falta de representação diplomática e consular na Europa


                                    Reserva da Biosfera de Arquipélago de Boloma Bijagós:

    A reserva se localiza em um arquipélago formado por 88 ilhas e ilhéus. Foi criada em Abril de 1995 e está sob a tutela do Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP). E tem como objetivo conservação da diversidade biológica e dos  processos ecológicos,  a gestão tradicional dos espaços e dos recursos, assim como a cultura Bijagó.

    21 ilhas deste arquipélago são habitadas por aldeias (185 aldeias - cerca de 27 mil pessoas no total) que correspondem a 6 etnias, entre elas a Bijagó, 90% dos habitantes pertencem a ela. E outra etnia é Ghana, este grupo se instala em varias ilhas do arquipélago com acampamentos temporários de pesca, ou em alguns casos acampamentos permanentes.
Área de Mangue
O meio marinho caracteriza-se pela presença de grandes bancos de areias, seccionados por canais de profundidades variáveis e cercado por manguezais. A amplitude de maré é de cerca de 4 metros nas marés vivas. Em terra, predominam os palmeirais, as savanas arbustivas litorais e as florestas semi-secas. O solo é deltaico, pois na parte mais inferior, é formado por barro mais maciço; na parte intermediária, pequenas pedras; na parte superior, argila.
    Esta área é reconhecida como o sítio mais importante para a reprodução da tartaruga-verde da costa atlântica de África (com mais de 7 000 posturas anuais).
Manatins Africanos
    Animais protegidos e/ou raros são encontrados em grande quantidade nesta área, como os crocodílioshipopótamos, manatins (peixe-boi) e os golfinhos.
Tartarugas marinhas











Parque Nacional Marinho João Vieira-Poilão


    O parque fica à sudeste do Arquipélago dos Bijagós e é formado por 4 ilhas (João Vieira, Cavalo, Maio e Poilão) e 3 ilhéus (Baixo das Gaivotas). Possui floresta do tipo guineense sub-húmido e palmeiras. E com presença de manguezais. O parque é frequentado por três espécies de tartarugas marinhas: Tartaruga verde (nome dado devido à cor da sua gordura localizada abaixo da carapaça), tartaruga de pente e a tartaruga olivácea (nome dado por ter uma aparência esverdeada).


Tartaruga Olivacea (ou Tartaruga Oliva)
Tartaruga de Pente
Tartaruga Verde


     A ilha do Poilão, no que diz respeito a desova das tartarugas é o local mais importante no Atlântico Oriental. Mas também existem mamíferos aquáticos, como os golfinhos. A fauna pesqueira (ictiofauna) é composta de tubarões e peixes de varias espécies, com isso no parque também encontram-se aves piscívoras (que se alimentam de peixe) que ali se reproduzem, como a Andorinha do Mar e as Gaivinas Negras, a ultima sendo mais numerosa no inverno. Outra ave presente no parque é o Papagaio Cinzento, que ameaçado de extinção. 
Papagaio Cinzento
Andorinha do Mar
Gaivinas Negras


As ilhas do parque não possuem habitantes permanentes. As quatro ilhas são prioridades das quatro aldeias de Canhabaque, seus habitantes as utilizam para a cultura do arroz, colheita de produtos de palmeira e realização de cerimônias religiosa.


Parque Natural das Tarrafes do Rio Cacheu

Rio Cacheu

O parque é composto em sua maioria por áreas de mangue (68%), sendo considerado o maior território de manguezal na África Ocidental. E tem seu território dividido em dois, estes são separados pelo rio Cacheu, e são muito diferentes entre si no ponto de vista ecológico, cultural, econômico e social. O parque abriga aves migratórias no inverno e entre mamíferos existem muitos golfinhos, hipopótamos, manatins, Gazelas Pintadas e Macacos Verdes. Entre os répteis destacam-se os crocodilos.
Golfinho
Crocodilo



Macaco Verde
Hipopotamo
Gazela Pintada









Fontes:
http://www.minturgb-gov.org/index.html
http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fauna-e-Flora/content/Tartarugas-Marinhas/section/5?bl=1

0 comentários:

Postar um comentário