Pages

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lendas e Provérbios

   A literatura sempre se fez presente na Guiné-Bissau apesar de ter seu desenvolvimento marcada por uma lentidão. A divulgação das obras literárias acontecia, na maioria das vezes, oralmente passada por gerações, o corpus literario era composto de lendas e provérbios. Seguem abaixo alguns exemplos:

Lenda de Ogum


Lenda: Ogum, Oxossi e Exu eram irmãos e filhos de Yemanjá. Ogum era calmo, tranqüilo, pacato e caçador, ele é que provia a casa de alimentos, pois Exu gostava de sair no mundo e Oxóssi era contemplativo e descansado. Num belo dia, Ogum voltando de uma caçada, vê sua casa cercada por guerreiros de outras terras. Vendo sua casa em chamas e seus parentes gritando por socorro, tomou-se de uma ira incontrolável e sozinho derrotou todos os agressores, não deixando um só vivo. Dai em diante, Ogum iniciou seu irmão Oxóssi na caça e disse a sua mãe.
- Mãe, preciso ir, tenho de lutar, tenho de vencer, tenho de conquistar. Mas se em qualquer momento, qualquer um de vocês, estiver em perigo, pense em mim, que voltarei de qualquer lugar para defendê-los.
Assim partiu e tornou-se o maior guerreiro do mundo, vencia a todos os exércitos sem mesmo ter um exército, tornou-se assim a verdadeira força da vitória.
Provérbios
Abo i rasa goiaba: bu ka ten kabaku (=você é como a goiaba, não tem cavaco)
Bianda, ora ki kusidu, i ka ten dunu (= comida na panela não tem dono)
Bibus na cora, ki-fadi mortus (se os vivos choram, que dizer dos mortos)

1 comentários:

  1. Cê me ajudou a fazer o Trabalho de casa de Português! Valeu aí!

    ResponderExcluir