Pages

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Informações gerais


           A Guiné-Bissau é um país pequeno com cerca de 1,5 milhão de habitantes que faz fronteira com o Oceano Atlântico, Senegal e Guiné-Conacri. Nesse país são faladas 20 línguas diferentes que podem ser classificadas como dialetos. Junto com essa variedade esta o crioulo, língua de unidade nacional e o português, que é a língua oficial, ambos provenientes da colonização portuguesa. O crioulo é a língua mais comum, falada por cerca de 75% da população.  Por outro lado, o português é a língua ensinada nas escolas e utilizada nos meios de comunicação.
As principais línguas são fula, balanta, mandinga, manjaco, papel, felupe, beafada, bijagó, mancanha e nalu. Além delas, existem outras línguas, porém elas não se fazem muito presentes e não apresentam muitos falantes, são elas o bayote, o banhum, o badyara, o cobiana, o cunante, o wolof, o francês, o inglês e outras. A língua francesa se encontra na Guiné-Bissau pelo fato de ser língua oficial nos países com que faz fronteira.
Vale destacar que essas variedades linguísticas são nomes diferentes de dialetos que se encaixam dentro da mesma língua. Como a Guiné-Bissau é um país com território pequeno, esses dialetos circulam com maior facilidade e o contato com diferentes tipos é maior. 

0 comentários:

Postar um comentário